Relatórios gerenciais são documentos objetivos que apresentam informações e dados diversos sobre a empresa, de modo geral. Além da análise de resultados, eles permitem o cruzamento de dados de diferentes períodos. Dessa forma a elaboração do planejamento estratégico fica muito mais simples.
Além disso, para a melhor absorção ou visualização das informações, cada documento possui um formato próprio: ele pode ser estruturado em capítulos detalhados ou ser apresentado por meio de gráficos e tabelas.
Entenda por que fazer um relatório gerencial
As vantagens de fazer relatórios são muitas, e sempre de acordo com o que o gestor ou a equipe pretendem analisar ou monitorar. De maneira geral, podemos citar:
– mensuração de resultados;
– monitoramento de dados;
– elaboração de planos empresariais estratégicos baseados nos próprios resultados da empresa;
– otimização dos processos;
– conscientização sobre a real situação do negócio, permitindo que as decisões sejam tomadas com cautela.
Veja com qual frequência você deve fazê-los
Bom, tudo vai depender daquilo que se pretende analisar ou monitorar.
Veja um exemplo: se os setores de marketing e de vendas resolveram criar uma promoção para alavancar as vendas, todo o período que compreende tal promoção deve ser monitorado e posteriormente analisado por meio de relatórios para verificar se houve, de fato, um aumento na saída de produtos.
Os relatórios de fluxo de caixa e de estoque, por sua vez, devem ser feitos periodicamente, seja numa base diária, semanal ou mensal.